quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Emigrar? Ou emigrar!

Depois de alguns dias de ausência forçada estou de regresso.
Já há alguns anos que pensei emigrar, mas como não tenho grande espírito aventureiro e até aqui tive alguma estabilidade laboral, mantive-me quietinho no meu canto. E não foi porque o Miguel Relvas ou o Passos Coelho nos mandem emigrar, porque sou da ideia que se não há condições no nosso país para nos mantermos devemos procurar por melhor lá fora, não preciso que me mandem embora.
Não viajei muito mas o que conheci de alguns locais, especialmente Genebra, na Suiça, fiquei com a ideia de que por mais que adore o meu país, por tudo de bom que cá há e são bastantes coisas, a situação económica de Portugal nunca foi a melhor e dificilmente vai ser. Vivemos num país em que os governantes querem equiparar-nos em toda a linha com a europa e com os países mais desenvolvidos, excepto nos salários, que continuam baixos. Estamos na média europeia em tudo o que seja gastos (preço dos combustíveis, água, electricidade, tv por cabo, alimentação, carros, casas, etc) enquanto os salários são dos mais baixos da europa e com tendência a diminuir, por incrivel que pareça. Não é possível a economia dum país crescer, enquanto os seus habitantes vêem o seu poder de comprar ser reduzido sistemáticamente.
Por isso, a ideia de emigrar sempre esteve no meu consciente, mas para uma situação controlada, candidatar-me a um emprego no estrangeiro, principalmente onde pudesse falar inglês, por não "pesco" nada de alemão e o meu francês é muito rudimentar e esperar ser seleccionado para o mesmo. Porque ir para piores condições, longe da família e para um habitat desconhecido, acho melhor continuar por cá.
Surgiu agora a oportunidade, tenho estado em fase de candidatura, passei a 1ª e tive de apresentar uns trabalhos e fazer um video de apresentação para passar à seguinte.
Agora é aguardar pelo fim do mês por resposta... que ainda não deve ser definitiva, mas passo a passo espero garantir este emprego. Melhores condições, melhor ordenado, país muito desenvolvido e bastante importante, tenho amigos lá, que é uma garantia de segurança e apoio.

2 comentários:

  1. Só se prometeres continuar com o Blog e levar este projecto contigo =) Fico a torcer, boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Claro, se fôr espero até fazer outro blog, tipo diário, numa outra realidade, num outro país, que até pouco se sabe, além da neve e dos chocolates ehehe

    ResponderEliminar