sábado, 8 de setembro de 2012

Game over

Depois de ouvir o discurso de Passos Coelho, da troca de ideias no Facebook com alguns amigos, de ouvir alguns comentadores económicos, de ler alguns artigos, penso mais um pouco sobre o assunto e vejo que no meu ponto de vista o anúncio de ontem ainda pode ser pior do que pensei inicialmente.


Teoricamente até se pode pensar que podia ser uma medida menos má devido ao facto de as empresas poderem usar o bónus de 5,75% na TSU (Taxa Social Única) para promover o emprego e até aumentar o ordenado de alguns trabalhadores que ganhem menos, mas o que na pratica se vai verificar é:

1º - As empresas vão usar esse dinheiro para primeiro pagar as suas dívidas (as que estão em pior estado) até podem não despedir ninguém, mas não vão criar emprego, vão apenas ajudar a que não desça mais ainda.

2º - As que estão em melhores condições mesmo que usem parte do dinheiro para criar emprego, vamos ver se alguém vai aceitar. Quem vai sair do fundo de desemprego para ir ganhar menos - primeiro porque as empresas vão sempre querer pagar menos que os ordenados que existem actualmente e depois porque vão pagar mais de TSU - fora as despesas que se têm com o emprego, deslocação e tempo perdido na mesma, refeições fora, stress, por aí.
Mesmo que as empresas usem a parte da TSU para aumentar alguns empregados nunca vai ajudar a compensar o pagamento de mais 7% de TSU (é um aumento de 33,25€ num ordenado mínimo) por exemplo quem tenha de pagar passe deixa de ter dinheiro para isso). qual vai ser a empresa que vai aumentar um ordenado minimo em 33 euros, um aumento de 7%, até porque só vão ter um beneficio de 5,75%, logo ficavam elas a perder, mesmo que ajudem um pouco, os trabalhadores vão ficar a perder muito.

3º - As empresas vão pura e simplesmente aproveitar os tal benefício do governo em TSU para aumentar os lucros e penso que vão ser a maior parte das empresas.

4º - Se as pessoas vão ter menos poder de compra como vão poder comprar mais para que a economia portuguesa sobreviva desta crise? Menos dinheiro, significa menos gastos, logo as empresas vão também vão vender menos, logo é um ciclo vicioso. Não resolve nada. 

Concluindo, é uma medida trágica que prevejo a longo prazo também seja o fim dos subsidios de Férias e de Natal, já que o governo anunciou que um dos benefícios que vai ser reposto vai ser diluido no ordenado dos funcionários públicos, a seguir as empresas irão tomar a mesma medida, mas como o governo não tem controlo no privado, estas não vão diluir no salário e sim deixar simplesmente de pagar. Mais um bónus para as empresas e os trabalhadores privados que desde já perdem um ordenado, estão em vistas de perder 3 nos próximos anos.

Temos um governo de teóricos que nunca precisou de gerir um orçamento realista em sua casa (sempre tiveram dinheiro de sobra), porque se alguma vez tivessem passado por dificuldades, saberiam que as medidas que estão a aplicar são contrárias ao que se deseja. Precisamos de crescimento económico, logo o contrário que se faz agora. É necessário dar mais dinheiro às pessoas para poderem gastar e logo as empresas produzirem mais. É assim que estimula a economia, não o contrário.

PS.: Mais uma coisa que acho ser relevante. Se este aumento é de uma taxa supostamente social, quando os trabalhadores precisarem de qualquer beneficio social, seja subsidio de desemprego, abonos de familia ou a reforma (quem tiver direito a ela, pois eu tenho a certeza que nunca irei gozar do dinheiro da reforma que estou a descontar pois quando lá chegar já o "enterraram" todo) vamos ter também o aumento do mesmo???? Fica a pergunta ao Dr. Passos Coelho.

2 comentários:

  1. Neste momento, só tenho pena de não ter coragem suficiente para abandonar este País...talvez chegue o dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho espírito aventureiro de ir embora assim sem ter nada em vista à procura de um futuro melhor fora daqui. Só me candidato a vagas efectivas que até agora têm sido recusadas... Aguardo por melhor sorte!

      Eliminar