sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lisboa 19H15

Lisboa 19h15

Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, anuncia novas medidas que se pensam ser de austeridade.
Não sei o que esta gente quando chega ao governo vê por lá, nos documentos, relatórios, análises, que se põe a tomar medidas que em vez de melhorarem só pioram. Quando estão na oposição, criticam estas medidas, quando lá chegam, dizem que são inevitáveis.
Acho que não é necessário ser um economista reconhecido para ver que nos ultimos anos os impostos têm vindo a aumentar e que o resultado é..... a receita dos mesmos por parte do estado a diminuir. Basta analisar o IRS, IRC, IVA, Imposto sobre combustiveis, imposto sobre o tabaco, imposto sobre o alcoól e imposto automóvel.
A regra não é tão simples como aumentamos os impostos logo vamos obter mais receita. Pois basta ter 2 dedos de testa para perceber que se aumentam, as pessoas vão tentar arranjar forma de diminuir as suas despesas também e por sua vez diminuir a receita do estado, por outro lado também haverá mais evasão fiscal e a maior está nas grandes fortunas que o podem fazer por terem mais meios para tal (Paraísos fiscais, off-shores).
Há que ser bem mais criativo e fazer muito melhor as contas.
Quanto ao anúncio em si, vamos esperar para ver... mas não prevejo nada de bom!
E o povo já está farto de lhe irem ao bolso.


Sem comentários:

Enviar um comentário