sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Diário de uma entrevista de emprego na Suiça

10/10/2012 - 09:05
Aeroporto de Lisboa

Levanto voo para a Suiça numa viagem-relâmpago ao CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) que fica em Meyrin, a poucos quilómetros de Genebra, para uma entrevista de trabalho na minha área, a edição de vídeo.
O voo correu bem, mas para mim viagens com mais de uma hora de duração são uma grande seca.
Chegado ao aeroporto de Genebra, esperava-me o meu amigo Carlos, fomos almoçar ao restaurante da Letícia, uma simpática espanhola, onde o seu marido é o chefe e que bem se come lá. Depois demos uma volta pela cidade visitamos os seus filhos e meus amigos, Luis em sua casa e Pedro no posto dos ctt onde é gerente. Fomos ver o caminho para o CERN para no dia seguinte irmos lá directos e não perdermos tempo.
À noite já com Maria em casa, a mulher do Carlos jantamos 'Raquelette', um prato típico Suíço, bom para os dias de frio, o que não estava, mas comemos na mesma. É fundamentalmente queijo derretido e colocamos por cima de batata cozida com casca e posteriormente esmigalhada no prato. Acompanhamos com salada de rúcula e presunto. Um vinho branco a acompanhar.
Bom comer e boa companhia. Após isso bebemos um café e uma ginja enquanto vimos um pouco de tv antes de ir para a cama.

11/10/2012 - 06:30

Genebra

Alvorada para o dia importante da estadia. Depois da higiene e banho tomados, uma cafezinho e lá fomos a caminho de Meyrin. 20 minutos depois estávamos à porta da recepção, edifício 33. Esperei um pouco até que abrisse às 08:00 e dirigi-me ao balcão para a credenciação necessária.
O que chama mais a atenção é a organização das pessoas do recrutamento que me contactaram e estiveram envolvidas. Tive a viagem paga e outras despesas que tivesse, tipo hotel, o qual dispensei por ficar em casa de amigos. Também de destacar a forma como fomos recebidos, muito simpáticas todas as pessoas. Uma palavra apenas, profissionalismo.
Soube na altura que m vez de 4 concorrentes ao posto de editor de vídeo a que concorria, afinal éramos 5. Dois franceses, uma austríaco, uma espanhola a viver na Republica Checa e eu, claro.
Anna Cook, directora de recursos humanos entrou na sala de espera e explicou-nos como iria decorrer o dia.
Satisfação do dia, Anna dá-nos os parabéns, pois somos os 5 finalistas de uma selecção que envolveu 600 pessoas. Destacou os vídeos que enviàmos na fase anterior, diz que se divertiram imenso ao vê-los e que adoraram.
Depois, deu-nos o horário das entrevistas perante o júri de selecção e disse que enquanto os outros estavam na entrevista podíamos visitar as exposições.
Olho para a lista e vejo que sou o 2º, "porreiro" digo para mim mesmo, despacho isto cedo e não e tenho de esperar muito pela minha vez e com isso ficar com ansiedade e aumentar o nervosismo. Antes fizemos um teste teórico durante 20 minutos, o qual pensei ser prático, mas não foi e era bastante exigente, mas acho que não correu muito mal.

09:00

É chamada para a entrevista Naomi, a espanhola, eu era o seguinte. Resolvi esperar na sala os longos 40-45 minutos que esta demorava, enquanto os outros foram visitar as exposições.

09:45

Chegou a minha vez. Anna Cook vem buscar-me e encaminha-me à sala onde ia decorrer a entrevista e já tinha a minha apresentação que eu tinha enviado adiantadamente por e-mail. Foi quando ela me apresenta o painel de selecção que me deparo que em vez dos 3 elementos, que me tinham falado quando me seleccionaram para a entrevista, eram afinal 6 os elementos do júri. Anna Cook, representante do recrutamento, o chefe do departamento de audiovisuais para o qual concorri, o director de comunicação do CERN, uma representante dos recursos humanos, um representante de outra área do CERN e uma convidada especial, uma economista, representante do Fundo Social Europeu.
Fiquei um pouco alarmado por ver tanta gente mas lá fiz a apresentação e após isso respondi a uma bateria de perguntas que demorou uns longos 45 minutos. No final acho que correu bem, apesar de ter ficado com a sensação de que podia ter corrido melhor.

10:30

Saí, dei o meu lugar a outro dos candidatos e fui desanuviar para a exposição do microcosmos e depois para o Globo à entrada do CERN. Bastante boas ambas as exposições sobre as investigações que decorreram e ainda decorrem lá.

13:15

Chegou a hora do almoço convívio. Candidatos e juri, todos almoçámos juntos. Foi agradável saber que Anna Cook adorou as imagens do meu video, em que parte retratavam Lisboa e segundo a qual rconheceu imediatamente, pois tinha estado em visita à capital portuguesa poucos dias antes.
Também troquei algumas palavras com o director de comunicação, pois está envolvido na organização do TEDx CERN, que vai decorrer em 2013, porque eu já estive envolvido e trabalhei em dois eventos TEDx em Portugal em 2010, Lisboa e Portimão.

14:00

Após o almoço fomos visitar o departamento audiovisual que será o local de trabalho de um de nós, instalações muito bem apetrechadas com 8 camaras HD, charriot, steadycam, 6 ilhas de edição Final Cut Pro e software Adobe para grafismos, cabine de sonorização, um excelente estudio com regie Tricaster HD, boa iluminação e com parede com pano preto e outro em verde croma.

15:30

Terminou a visita. Despedi-me dos outros candidatos e apanho o "Tram" 14 para Genebra. O tram é o "nosso" metropolitano de superfície. Em cerca de 20 minutos estou na baixa de Genebra onde fui com a Maria comprar uns chocolates para trazer para Portugal. Fomos ainda dar um passeio junto ao lago e tirei umas fotos com o Geiser de Genebra e o lago como pano de fundo. Fomos andando a caminho de casa, pelo meio paramos no "Pub de la Press", para bebermos um Martini Blanco na esplanada, pois estava um tempo bastante agradável, cerca de 20 graus e bastante sol. Após 2 Martinis cada um fomos para casa.

19:00

O jantar decorreu no local do almoço de 4a feira, no restaurante de Letícia (não me recordo o nome do restaurante). Pedro e Luís, filhos de Carlos e Maria, bem como as respectivas companheiras também foram jantar connosco. Comi uns bifes de veado com massa de esparguete e os restantes também comeram pratos relacionados com caça grossa, pois estamos no mês que os restaurantes podem servir estes pratos na Suiça. O dito jantar foi regado com 2 garrafas de tinto espanhol de Rioja, muito bom também. Após o jantar regressamos a casa e ainda bebemos uma ginja antes de ir dormir.

12/10/2012

05:00

Alvorada para o regresso a Portugal. Levantar, fazer a higiene e pusemo-nos a caminho do Aeroporto. às 6:00 estava no aeroporto e às 6:55 já estava a levantar voo com destino a Lisboa. Cheguei às 8:40 pus-me no Metro a caminho da Praça de Espanha e depois um autocarro trouxe-me até à Costa de Caparica. Cheguei a casa por volta das 10h15.


Conclusão: Estou deveras satisfeito com toda esta experiência, com um sentimento de dever cumprido. Agora aguardo pela decisão sobre qual dos 5 entrevistados fica com o trabalho. Fica já à partida o prémio de consolação por figurar entre os melhores 5 entre 600 que concorreram a este prestigiado local de trabalho, por poder trabalhar no mais reputado Instituto que estuda a física, onde foi desenvolvida a www em 1989 e onde se tenta descobrir o início do universo com o famoso LHC.


2 comentários:

  1. Fantástico Rui. Vais ver que vais ser o selecionado. Mas mesmo que tal não aconteça, conheceste um mundo diferente e talvez algumas portas se abrirão.Fico devera contente. Força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nair, mas já conhecia a Suiça, já lá estive de férias. Beijinhos

      Eliminar