quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O fenómeno do trânsito da Ponte 25 de Abril


Após ler um post de um blog de uma amiga sobre este assunto, lembrei-me da minha teoria de longa data.
Há para aí diversas teorias que eu acho terem influência sobre o facto, quase todas estão referenciadas no dito post, mas para mim o que mais provoca as horas de ponta em geral e em particular na ponte 25 de Abril, são a Função Pública.
Calma, não são os funcionários públicos, mas sim os horários de funcionamento dos estabelecimentos publicos, que têm aquela hora fixa de trabaho 8h - 17h.
Já alguém pensou que se os horários de entrada e consequentemente de saída fossem desfasados por uma hora por exemplo, iria beneficiar não só o trânsito, pois em vez de sairem de casa todos à mesma hora, a grande parte das pessoas que vão trabalhar sairiam entre as 7h e as 11h, por exemplo e não saiam todos às 7h provocando o caos no trânsito e posterior congestionamento na saída às 17h.
Com esta medida as pessoas teriam turnos, por exemplo 8h-17h / 9h-18h / 10h-19h / 11h-20h. Teriamos diversas vantagens com esta situação, o trânsito fluiria melhor, pois não saíam as pessoas todas à mesma hora para o trabalho e teriamos estabelecimentos publicos com um horario mais alargado de trabalho e assim as pessoas também iriam beneficiar pois podiam adequar ao seu proprio horario a ida ao mesmos serviços, não os sobrecarregando às mesmas horas. Com esta medida as pessoas também faltariam menos ao trabalho para irem às finanças por exemplo, pois estariam abertas antes ou depois de irem trabalhar.
Acho que seria uma medida boa para as pessoas, não para todas é óbvio, há muita gente está habituada a trabalhar naquele horário especifico, que já não se vêem noutro, mas eu como sempre fui habituado a trabalhar nos mais diversos tipos de horário, é apenas uma questão de reahabituação. Iriam beneficiar em diversos aspectos, um dos quais, seria ganharem 1 a 2 horas por dia, em vez de estarem parados no trânsito, a saude mental também iria ser beneficiada pela espera e nervosismo daí decorrente, logo uma melhoria da qualidade de vida.
Acho que seria uma boa medida para o governo adoptar... teriam a ganhar também, as pessoas faltariam menos, chegavam menos vezes atrasadas (não sei se há algum estudo sobre isso mas devem chegar todos dias milhares de pessoas atrasadas ao trabalho e não acredito que saiam fora de horas) e andariam um pouco mais bem humoradas, pois a qualidade de vida iriam melhorar neste aspecto, pelo menos!



1 comentário:

  1. Nada mal pensado! Apesar de não trabalhar na função pública, é esse o horário que tenho no Privado e não me imporatava nada de ir alternando entre esses turnos...

    ResponderEliminar